

Comunicação séria e cuidadosa na empresa: metade dos problemas resolvidos !
A comunicação nos rodeia 24 horas dentro e fora das empresas.
No ambiente corporativo normalmente ela não é tratada com a mesmo valor e cuidado de outros temas fundamentais como prazos, custos, vendas e resultados.
Grande erro cometemos quando a deixamos em segundo plano, pois nós, “gente nas empresas” dependemos integralmente dela para gerar nossos resultados bons e ruins.
Nós que lideramos, temos que fazer uso adequado da comunicação em todos os momentos, seja para pedir, parar orientar, para monitorar, para cobrar e até para demonstrar insatisfação com algo.
Cuide da forma como abordar as pessoas, invista melhor o tempo e não necessariamente mais tempo, para se fazer entender, para deixar claro onde temos que chegar dentro de cada atividade ou processo de trabalho.
Invista melhor seu tempo neste aspecto.
O resultado é imediato e sempre melhor que aquele onde a comunicação foi usada somente para simplesmente dar ordens.
A outra metade dos problemas internas nas empresas, passam por baixa competência em gestão, dificuldade em liderança, falta de estratégias claras, baixo uso de planejamento, falta de coragem em enfrentar causas de não conformidades de produtos, serviços e dos próprios processos de trabalhos e suas rotinas, ...... mas esses temas precisam de mais artigos e principalmente de iniciativa para tratar de forma séria e competente.
Tudo isso é ação de valor !
A propósito, você já fez a sua hoje ?
Olhar para traz e para o lado e aprender!
Olha para frente e Inovar com significância!
Esse é o movimento de nossa vida dentro e fora das empresas.
Partindo do ponto onde você se encontra atualmente, a necessidade de aprender com os acertos e erros do passado é fundamental, pois caso contrário, você pode pegar aquele buraco no seu caminho novamente.
Bonito mas não suficiente.
Esse aprendizado, de olhar no retrovisor, precisa ser usado para evitar ou mitigar dificuldades que vem pela frente. Essa utilização organizada e atenta se chama experiência, que nada tem a ver com idade cronológica, mas somente perspicácia em sacar as coisas certas e usá-las na hora adequada.
Bonito mas não suficiente.
O retrovisor te mostra o passado e por melhor que você consiga aprender com ele, somente parte do que virá pela frente, você conseguirá antecipar. A componente faltante para melhorar esse negócio de antecipar o que vem por ai, se chama de inovação, mas cuidado, precisa estar associada, de forma consiste à valor para a sociedade e não somente a algo que automatize mais tarefas e nos torne menos inteligentes.
Precisa antecipar algo útil para a sociedade, de fato!
Isso é bonito e suficiente.
Isso é ação de valor com vírus ou sem ele !
Sou Alberto Mehes – AdValue – Inteligência e Competência somadas ao seu negócio !
TED: Comunicação eficaz tem que emocionar !
A arte de fazer sua mensagem ser entendida e “captada” pelas pessoas inclui não somente o conteúdo em si, mas também o preparo para divulgá-lo e um bom e convincente visual, mas requer um tempero vital para que todos saiam saboreando suas palavras. A emoção com que você as transmite !
Em vários cursos e palestras que já tive oportunidade de ministrar e participar já vi excelentes exemplos dessa verdade. A metodologia TED de comunicação nos mostra a veracidade com o cuidado sobre a emoção, em cada palestra usando técnica. Vale conferir !
O prazer de sentir-se eficaz nas ações!
Nós brasileiros somos bons em fazer. Somos em geral solícitos e ajudamos a quem nos pede apoio sincero e puro. A importância de agir esta mais do que sedimentada no entanto, a definição prévia de se ter objetivos claros, estratégias inteligentes e simples, planejamento estruturado dependendo da complexidade da ação, também são vitais.
Ter tudo isso garante eficácia? Não. Ela é a soma e a interação de todos esses elementos colocados em prática, com vontade, emoção e competência. Resultado igual objetivo predefinido significa eficácia. Seja simplesmente eficaz nas suas relações e ações
Ação de valor depois de decisão ética
Agir é o grande desafio diário dentro e fora de nossas empresas. Levantamos da cama fazendo coisas e retornamos par ela somente após longa de lista de ações executadas no dia. Todos os dias !
As ações de valor precisam ser precedidas de analise mental e muitas vezes científica de dados que nos rodeiam. Para fazer uma viagem de lazer precisamos coletar alguns dados de locais possíveis, custos, datas, preferencias. Para um treinamento numa empresa precisam ser levantados os interessados , datas possíveis , horários e assim por diante.
As ações de valor também são precedidas das estimativas de resultados esperados, que após configurados mostram se acertamos na eficácia dessas ações ou não.
No entanto em todo este caminho que passa pela ideia inicial, analise das condições, ação em si, ate´ chegarmos no resultado, precisamos de decisões em agir com total ética e todos os princípios de cidadania presentes.
Não há valor na aplicação de qualquer técnica e desfrute de quaisquer resultados advindos, sem que a ética não possa ser naturalmente visível.
Estratégia para resultados em 2018 : grande parte do sucesso depende de você !
Precisamos sempre buscar com mais energia, encarar os desafios que temos pela frente em nossos negócios, nossas empresas e nos nossos processos de trabalho que já conhecemos.
Esse aumento de energia tem algo a ver com retomada das atividades empresariais devido ao início do novo ano.
Certamente tudo seria maravilhoso se fosse suficiente retornarmos à nossas atividades e simplesmente continuar fazendo o que já conhecemos, esperando os ótimos resultados de sempre e com consequente melhora nos negócios.
Doce ilusão para algumas pessoas ! O momento é bem diferente !
Esta é a hora de definir ou revisar estratégias já existentes para todas as nossas organizações e em todos os níveis desdobradas de forma correta e compreensível, mesmo com incertezas ainda no horizonte, pois não existe cenário que permita que as empresas ( e todas as pessoas que tem dentro delas) permaneçam paradas enquanto as coisas lá fora não se definem por completo.
Sabem de uma coisa ? Isso não vai acontecer nunca.
O que precisamos garantir é que nossa energia, revitalizada neste momento, sirva para ativar nossas competências e inteligência no sentido de definir caminhos possíveis para continuarmos com as operações, crescimento, sobrevivência , melhoria, seja lá qual for a situação de seu negócio ou de seu processo de trabalho .
Rever ou definir estratégias neste momento é como estudar o melhor caminho a seguir antes de começar a trilha. Naturalmente estratégias bem definidas não garantem, por si só, 100 % de sucesso de nada, pois o sucesso é composto de muito mais do que somente boas estratégias.
Elas são no entanto, o começo certo das coisas no mundo corporativo e podem nos levar a tão esperada eficácia de resultados que buscamos até o final do ano.
Invista sua energia nisso e se precisar conte comigo !
Menos lixo material que gera menos lixo intelectual!
No meu trabalho de auditoria em gestão empresarial, viajo com muita frequência para todos os lados desse imenso Brasil. (agora mesmo estou chegando em Cuiabá).
Posso afirmar por experiencia vivida. O volume de lixo material que geramos em todos as cidades e empresas por onde ando, cada vez mais enchem meus olhos e meus sentimentos de preocupação com nosso ambiente de vida.
Tenho orgulho em trazer de volta para minha casa todos os materiais que podem ser reciclados, que ainda uso para me alimentar nas viagens, pois dessa forma tenho certeza que consigo enviar para reciclagem .
Por favor, olhe ao seu redor e depois olhe o contexto de seu ambiente e veja a quantidade de lixo em plásticos, papéis, vidros, embalagens, canudos e tudo mais o que você puder abrir os olhos para ver.
Gere menos lixo: recicle, reaproveite, não use , não descarte, não polua, não estrague, acelere sua consciência sobre o ambiente de vida !
Ajude de fato a reduzir o lixo intelectual de nossa sociedade. Isso é ação de valor.
Pimenta na sua gestão!
Recentemente tive oportunidade de ver mais uma vez uma forma arrojada de administrar um negócio.
Auditava temas estratégicos numa empresa, com o principal executivo de uma gestão familiar de porte médio.
Logo aos 5 minutos de conversa amigável e profissional de minha parte, o artista declara alto e bom tom que estava decepcionado ( para não escrever outra coisa) com essa tal de NBR ISO 9001:2015.
Arregalei os olhos e logo fui tentando entender o motivo da decepção !
“Estou tendo muito trabalho com esse negócio agora (migração para NBR ISO 9001;2015), pois tenho que falar sobre temas mais internos da empresa ( leia- se estratégico) e com isso a empresa tem uma ingerência da auditoria “, bradava aquele ser !
Quase cai da cadeira !
O raciocínio estratégico, ponderado com analise de riscos, guiado por objetivos, monitorado de forma profissional é modelo mundial de gestão, mas logicamente depende do bom tempero de cada administrador para tudo funcionar bem !
Temperinho apimentado esse !
Descobri depois que esse administrador gostava mesmo é de olhar o aperto dos parafusos das maquinas e fazia isso com maestria.
O fato é : seja qual for o tempero dado à sua gestão, sempre olhe o resultado, pois, como naquele caso, tendo resultado positivo, não se importe tanto com quantidade de pimenta no seu dia a dia !
AÇÃO DE VALOR: É SÓ O QUE CONTA !
Nosso país volta a mostrar alguma melhora em termos de trabalho real para muita gente, nas empresas privadas !
Naturalmente isso é positivo mas não suficiente para as empresas. ( Não precisamos lembrar de nada no campo político)
A reaceleração lenta precisa ser associada a também a ações de revisões de todos os processos de trabalho que compõe as organizações.
Isso é oportuno e necessário ser feito nesse momento. Os recursos estão dentro das empresas e são essencialmente associados a inteligência e competência dos dirigentes da empresa e dos dirigentes dos próprios processos, ou seja gerentes e supervisores em geral
Dessa forma, o que falta então para essas revisões serem feitas?
Falta liderança e foco dos diretores !
Essas ações promovem reduções de desperdícios e de custos operacionais e incorporam inteligência em nossas empresas com ganhos em todas as direções.
Mas precisamos de “AÇÃO DE VALOR”, aos baldes !
Nossas empresas, cidades, estados e o Brasil como um todo, precisam de revisão com inteligência e competência em tudo.
Nosso serviço denominado de “CLICK SOLUÇÃO” pode orientar a lista de AÇÕES DE VALOR para sua empresa, com baixíssimo investimento, muita competência e resultados.
Posso somar ao seu negócio !
Ação de valor para hoje !
Nosso dia a dia é repleto de ações de todas as naturezas passando por temas pessoais , familiares, conflitos, dinheiro , política, saúde e naturalmente aqueles não menos importantes e relevantes que são os associados ao trabalho .
O que abordo hoje não envolve somente a necessidade de ação, mas efetivamente o valor da ação, ou seja as implicações positivas decorrentes de sua aplicação.
Esse valor esta associado à quanto os resultados da ação vai somar ao seu bem estar e ao bem estar das pessoas envolvidas com ela.
Nesse contexto de valor somado, você pode visualizar os benefícios que a sociedade na qual estamos inseridos ganha quando:
Eliminamos a causa de um conflito
Eliminamos a causa de algo que saiu errado
Eliminamos a causa de um retrabalho
Eliminamos a causa de um desperdício
Nosso país, nossas empresas precisam de muitas “ação de valor” por parte de todos os de bem!
Repasse esta ideia para seu pessoal e execute, oriente, promova, ajude, agregue, divulgue, participe de qualquer ação de valor para eliminar causas de problemas em nosso meio.
O valor é imenso e somado à todos !
Nos acompanhe, continuaremos neste tema, propondo soluções e mais “ação de valor”.
A propósito: Já fez a sua hoje ?
Agir no cotidiano mas com inteligência e estratégia sempre presentes !
Todos dias de nossas vidas temos uma lista de ações para fazer. Isso certamente nos deixa inseguros pois existe pressão de todos os lados para os resultados aparecerem.
Todos querem respostas, seu chefe, sua mulher ou marido, seus filhos, seus amigos, a sociedade na qual você esta inserido.
Tenha sempre em mente o raciocínio estratégico, ou seja use sua inteligência e competência para fazer coisas, associadas às necessidades reais, aos objetivos que você possui e coloque em ação movimentos planejados , pensados e com propósito claro.
Monitore as ações para confirmar se estão ficando como você deseja. Corrija a rota de for necessário e não perca o foco para onde seu esforço esta direcionado.
Fórmula de sucesso !
As vidas de nossas empresas vão voltar ao normal em breve após as definições das eleições, ou seja, os resultados e os processos de trabalho de sua empresa, voltarão a estar 99% em suas mãos.
Uma boa palestra na sua empresa, voltará a acelerar sua criatividade e movimentará positivamente todos seus diretores e gerentes na proa que você visualiza, de pé no chão.
Espero seu contato para combinarmos como poderemos realizar esta palestra em sua empresa !
Próximo desafio : Desdobrar para que todos remem na mesma direção e sentido !
As definições e revisões de estratégias empresariais estão sendo objeto de outros artigos que já publicamos nas redes sociais e merecem atenção total para que os caminhos que teremos que adorar para chegar bem no final de 2018.
Depois dessa importantíssima etapa, temos pela frente como outro grande desafio para CEOS, diretores, gerentes, supervisores, encarregados e líderes.
Divulgar, fazer entender, e depois acompanhar os desdobramentos dessas estratégias em todos os níveis aplicáveis de nossas organizações. Tarefa nada fácil que requer foco, paciência , determinação e visão clara de resultados.
Essa importante confirmação e interconexão que cada objetivo precisa garantir e dará a segurança para que, após divulgados e entendidos, todos remem na mesma direção e sentido, ou seja, que todos os processos e pessoas trabalhem alinhados com as estratégias de alto nível de sua empresa.
Outra fase vital para o sucesso é o acompanhamento periódico de ações voltadas aos objetivos, pois se não houver efetivamente mão na massa, em todas as áreas através das pessoas, principalmente as que lideram em todos os níveis, não teremos resultados eficazes no final do período esperado.
Nossas experiências em 2015 e 2016, numa grande empresa multinacional, mostrou a fragilidade da direção nessa liderança sobre as demais áreas e a importância desses acompanhamentos sobre ações necessárias, periodicamente.
Esteja certo, grande parte do sucesso de seus negócios, dependem da capacidade de comunicar as estratégias de forma inteligível em todas as áreas de sua empresa e também dos cuidados com as pessoas e suas ações periódicas ligadas aos objetivos e estratégias.
Temos aqui a exata ideia de um barco a remo que precisa de sincronia nas ações depois de conhecer a proa de destino. Caso contrario .....
Seja o “capitão “ ou o “timoneiro” da sua empresa ou de seus processos de trabalho
As lições “difíceis” que passamos e os cuidados com COMPLIANCE nas relações !
Todos os cidadãos e empresas de bem tiveram que fazer (e ainda estão fazendo) uma difícil lição de casa em função dos desmandos ocorridos por pura falta de gestão de compliance no Brasil e nas instituições envolvidas nas esferas privadas e públicas.
Com muita dificuldade vimos o quanto importante é este tema e suas consequências, se mal cuidado.
A esperança esta mais forte nesse momento, isso é um fato, mas não podemos deixar apagar o aprendizado.
O tema de gestão de conformidade ética e legal nas empresas, não é tão simples como mais uma certificação de gestão existente no mundo corporativo, pois esbarra nas lacunas culturais existentes na nossa nação e por conseguinte nas nossas empresas.
O tema, como já abordei várias vezes em artigos já publicados, pode ser gerido de forma coerente em consonância com os demais sistemas já usados pelas empresas, tais como certificações NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001, PBQPH, ISO 45001, ISO 22000, dentre várias outras.
Importante: sejam esses sistemas certificados ou não !
Não crie dificuldades do lado de dentro de sua empresa, assumindo criar e trabalhar com sistemas em paralelo que se tornam pesados, difíceis, caros e o que é pior, não se mostram eficazes, ou seja , não promovem os resultados esperados.
Veja nossos vídeos onde explico essas fases macros de fusões de sistemas de compliance com os demais existentes em sua empresa.
Ação adicional para o sucesso de sua empresa
Os desafios que envolvem o sucesso das organizações, passam por uma grande dose de determinação, por parte dos seus líderes e em particular, a Alta Direção.
A garantia de que a missão, os valores, os objetivos de alto nível sejam de fato definidos, desdobrados, entendidos e disseminados dentro da organização bem como efetivamente implementados, demanda além dessa determinação, uma grande dose de acompanhamento e orientação sistemáticos.
Temos observado nas empresas por onde já trabalhamos, uma considerável dificuldade por parte dos gestores e de todo o grupo de forma geral, em entender como de fato devem agir e, portanto, contribuir para o sucesso das estratégias e dos objetivos definidos pela alta direção. Esse é o ponto exato que o nosso trabalho agrega bastante valor a sua organização, pois a medida que o nosso pessoal faz os acompanhamentos de seu planejamento e mapeamento estratégicos, constata verdadeiramente que houve uma distribuição organizada de ações, direcionadas para aqueles pontos onde a direção definiu. Essa confirmação organizada de esforços faz com que os resultados sejam aditivados e atendidos, frente aos objetivos.
Outro ponto a ser considerado, aborda as diversificações existentes dentre todas as estratégias assumidas, dentre as quais, podemos citar aquelas contrárias à linha de raciocínio previamente assumida, ou ainda, aquelas outras estratégias não previstas, mas que de uma certa forma contribuem para o rumo correto de sua implementação.
De uma forma simplificada, as estratégias resultantes efetivamente aplicadas, passam por uma composição de estratégias previstas, não previstas, contrarias e emergentes. Essa combinação existe dentro de todas as organizações e precisam estar sempre realinhadas com os interesses da Direção.
Por isso eu relembro, faça contato conosco. Busque conhecer melhor a sistemática de trabalho dessa auditoria estratégica. Ela vai contribuir enormemente para o sucesso dos seus negócios.
Auditorias internas: O que a vivência nos ensina !
Tenho abordando o tema em vídeos já divulgados recentemente, sobre como nossas empresas estão perdendo seu tempo, sua paciência e principalmente suas oportunidades de terem resultados de avaliações feitas por profissionais externos para saber se :
Estão bem e coerentes com seus controles internos
Estão mal e coerentes com seus controles internos
Estão mal e incoerentes com seus controles internos
Seja qual a for a situação de sua empresa, sua diretoria, sua área de gestão, sua divisão, ou seu negócio, veja o ganho que você tem quando pessoas competentes avaliam suas estratégias, seus processos e sua forma de gerir:
Confirmação de que sua forma de conduzir e pilotar esta adequada
Confirmação de que apesar de adequada tem alguns pontos para corrigir e outros para melhorar
Confirmação de que correções precisam ser feitas, rapidamente, muitas vezes
Esse feed back back te da mais segurança de que de fato você e sua liderança estão na proa correta, ou não !
Desfrute dessa maior convicção. Posso somar inteligência e competência ao seu negócio com auditorias internas bem conduzidas e com valor
agregado, fazendo além de tudo, que seu pessoal pense sobre como ajustar as coisas na empresa.
BRASIL PÉ NO CHÃO E CLICK SOLUÇÃO PARA SEU APOIO EMPRESARIAL
O Carnaval passou ou talvez nós é tenhamos passado por ele!
A realidade brasileira volta aos noticiários e nas vidas de muitos que fugiram dela ou tentaram esquecer por alguns dias.
Para outros, essa realidade não foi esquecida mesmo com todas as cores do carnaval.
No ambiente empresarial os desafios são os mesmos e talvez maiores quando olhamos para o lado de fora de nossos negócios.
O que podemos fazer ? Não muito do lado de fora a não ser pressionar nossos deputados e vereadores, governadores e prefeitos para que trabalhem com mais foco sobre a sociedade brasileira.
Do lado de dentro, no entanto temos muito a fazer usando nossa inteligência e competência. Isso ainda temos !!!
Estou abordando sempre o tema com o propósito de mobilizar empresários e diretores de empresas sobre o tema “ AÇÃO DE VALOR “.
Dá para fazer muitas coisas boas e necessárias do lado de dentro de nossas empresas.
Posso fornecer apoio empresarial para que essas ações deixem de ser somente intenções, através de nosso suporte web que desenvolvemos chamado de “CLICK SOLUÇÃO “. Rápido, econômico, competente e eficaz!
Busca conjunta de soluções para problemas comuns nas empresas : proatividade e colaboracionismo !
Devido nossos trabalhos de auditorias em várias empresas no Brasil, tenho observado a repetição de muitos problemas empresariais , que na realidade somente mudam de endereço e nome, mas todos possuem a mesma natureza em termos conceituais.
Você conhece alguma empresa que tenha problemas sobre:
- Processos operacionais e administrativos com baixo desempenho
- Índice de refugos de peças com tendência de aumento
- Reclamações de clientes repetitivas
- Não conformidades com as mesmas causas se repetindo
- Liderança com pequena visão estratégica
- Objetivos não atendidos integralmente
- E muitos outros .....
Certamente todos nós vivemos ou já passamos por empresas com essas características de problemas.
Isso é um grande peso para as empresas pois invariavelmente as causas não eliminadas de forma sistemática ou definitiva, fazendo com que esses problemas se repitam periodicamente.
O fato de trabalharmos com auditorias em gestão em várias empresas diferentes, de vários tamanhos, regiões do Brasil e nichos de negócios, nos faz perceber nitidamente a necessidade de incentivar ações proativas através de grupos de empresas que tenham esses problemas em suas rotinas para que possam, de forma profissional e simples, equacionar e trabalhar de forma conjunta para efetivamente eliminar as causas dessas situações que baixam a eficácia e eficiência de empresas no Brasil.
Estamos buscando contato com empresas em distritos industriais e regiões focalizadas para promover encontros dirigidos em solucionar e eliminar, com ferramentas simples de gestão e boa dose de vontade, boa parte desse peso inútil que as empresas carregam em suas rotinas.
As fases de análise de problemas e o planejamento de execução das ações para eliminação de suas causas, são feitas em conjuntos em encontros periódicos formados por representantes de cada empresa e a implementação e confirmação de eficácia, bem como os feed backs de ações implantadas e realinhamentos necessários se faz individualmente em cada empresa participante do grupo.
O conceito de colaboracionismo é trabalhado desde o primeiro encontro onde todos assumem a postura de dividir as dificuldades com empresas participantes para que as análises e idéias possíveis para resolução, além dos compromissos em chegar nas soluções, sejam confirmadas e possam contar com visão ampla de todos. Naturalmente são preservados as tecnologias de cada empresa participante e as divisões de grupos de empresas que não sejam concorrentes entre si.
O fato é: Temos que mobilizar empresários, diretores, gerentes, supervisores, encarregados para aumentar a eficácia e eficiência de nossas empresas , através de nossas competências somadas de forma organizada, proativamente e com visão colaboracionista.
Click Solução
Todas as empresas possuem problemas em sua gestão e operação que podem ser resolvidos através da somatória de pro atividade, vontade, perspicácia, algum recurso e essencialmente uma boa dose de competência e inteligência combinados.
Todos sabemos que nem todos esses componentes estão sempre disponíveis e combinados no mesmo momento.
Visando oferecer alguns deles, desenvolvi uma ferramenta de acesso rápido através de nosso site, chamada de CLICK SOLUÇÃO que serve para auxiliar nas soluções de vários problemas empresariais, através de nossa base de dados histórica e combinação de competências e inteligência associadas.
Existem 04 planos de soluções com características diferentes, que após ser escolhido pela empresa, permitem acesso exclusivo conosco para que as dúvidas das empresas sobre temas gestão empresarial , certificações e desempenho de negócio, dentre outras, sejam respondidas por mim diretamente por escrito, por fone ou pessoalmente, conforme o plano.
Não disponho de soluções “mágicas”, mas somente ofereço opções de caminhos possíveis para corrigir problemas nas empresas ou melhorar seu desempenho como um todo.
As respostas às dúvidas apresentadas são rápidas e permitem interação para confirmação de eficácia das ações implementadas pelas empresas que nos consultam.
Na realidade é uma solução de consultoria em gestão empresarial competente, inteligente, rápida, profissional, que pode ser acessada com um click via internet.
A “AÇÃO DE VALOR” nesta nova ferramenta esta em encarar problemas empresariais de frente e contar com nossa participação na identificação de melhores caminhos para corrigi-los.
A propósito:
Voce já fez sua ação “AÇÃO DE VALOR “ hoje?
Como tratar o que da errado!
Passo 1: Preparar as pessoas para reconhecerem os problemas, quando acontecem: Treina-los com garantia de eficácia
Passo 2: Tomar ações imediatas para buscar resolver da melhora forma o problema de forma mais pontual: Manter o foco durante ações de curto prazo
Passo 3: Buscar de forma séria, as causas dos problemas sempre com os envolvidos sérios juntos, pois muitas causas incidem no mesmo problema e nós seres humanos adoramos visualizar causas de problemas desde que ligadas as outras pessoas: Caracterizar a causa principal
Passo 4: Verifique se o problemas já ocorrem ou podem ocorrer em outras situações similares: Olhe para os lados e veja se ele esta presente, disfarçado ou com outro nome: Confirme se ele é abrangente
Passo 5: Planejar e agir de forma inteligente, estratégica e abrangente para eliminar a causa principal do problema
Passo 6: Hora da ação. Mantenha seu grupo unido e motivado para conseguir o resultado positivo: Foco com inteligência
Passo 7- Confirmar se a causa principal foi eliminada. Caso negativo volte no passo 3 : Confirme eficácia de sua ações
Como evitar para que tudo de errado !
Passo 8: Treinar, conscientizar, educar
Passo 9: Repetir o passo 1 olhando o passo 3
Passo 10: Mantenha seu grupo unido e motivado para conseguir o resultado positivo: Foco com inteligência
Compliance e gestão existente e 9k
Controladoria
Identificação e Atendimento a legislações lei 12846 1/8/2013 regulamentada pelo decreto 8420/2015 pela Dilma
Politica : ética ligada ao certo e errado moral é costumes
Acionistas
Indicadores
Objetivos numéricos
NCs : fraude , roubo apropriação indébita ( faturas falsas, despesas de viagem, remessa de dinheiro para empresas fantasmas, fraude, corrupção, trabalhistas, tributários, TI e segurança de informação / contratos com clientes, como provedores, desvios financeiro por parte de funcionários / corrupção de agentes públicos / lavagem de dinheiro/ falhas em canaria s relacionamento / falhas recebidas nos canais de relacionamento
Ganhos esperados com compliance : redução e custos com passiveis judiciais multas, redução de carga tributária, maior segurança jurídica , melhora da imagem, aumento de competitividade, e lucratividade do negocio
Swot
Complinace conforme Global Integrity Summit ( cúpula grlobal da integridade) : Regulamentação, educação, cooperação, transferência, independência
Acorde de Leniência
Delação premiada
Gestão de riscos
Maiores riscos de empresas no Brasil, conforme estuo Delloite, estão ligados a regulamentação do setor 57 % a fraude e 55% a corrupção
Compliance e outros sistemas de gestão empresariais
A necessidade com os cuidados sobre temas de compliance nas organizações não é novo porem a falta desses cuidados aplicados de fato, atingiram nosso país de forma marcante.
As organizações precisam de soluções que incluam em sua gestão esse e outros temas tão importantes quanto, para a sua sobrevivência sadia.
Não da pra deixar de lado os cuidados com a qualidade dos produtos e serviços, com o meio ambiente, com a saúde e segurança das pessoas e dizer que um tema é mais ou menos importante que outro.
Entendo que com predisposição, inteligência e competência podemos agrupar vários desses cuidados, além daqueles que a própria organização já tenha como seu valor, para termos um modelo de trabalho mais simples, essencialmente mais e acessível aos nossos funcionários e prestadores de serviços, para que enfim os resultados aparecem melhores e com menos energia desperdiçada ou duplicada em cuidados redundantes mas com nomes diferentes.
Pense nisso e me fale se isso não ajudaria a gestão de seus processos e de seus negócios, estando sua empresa certificada ou não nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 ou outras.
Integrar cuidados, otimizar controles, para que tenhamos resultados mais límpidos e mais de serem visualizados e medidos.
Integrar com inteligência e competência, reduz esforços e nos torna mais eficientes e felizes.
Compliance e o modelo de gestão já existente nas empresas !
O programa de compliance precisa existir nas empresas, independente de sua área de atuação, porte ou interação com clientes públicos e privados.
Da deve forma, também não deve ser concebido como um programa isolado das demais ações estruturadas da empresa e por isso orientamos sua integração organizada dentro do sistema de gestão já existente, seja ele certificado ou não nas normas NBR ISO 9001 ou NBR ISO 14001 ou OHSAS 18001 ou NBR 45001 ou PBQPH, seja qual for a opção de seu negócio.
A sequencia clássica de implantação do programa de compliance em coerência com as suas iniciativas já existentes em sua empresa, passam pelas seguintes fases:
Fase 1 - Conscientização da alta direção sobre o tema
Fase 2 - Capacitação da Alta direção e definições de políticas internas de compliance da empresa
Fase 3 - Capacitação da demais lideranças da empresa em compliance
Fase 4 - Identificação de riscos de compliance nos processos da empresa
Fase 5 - Definições de ações para mitigações desses riscos
Fase 6 - Comunicação eficaz e ampla do tema na empresa
Fase 7 - Foco sobre ações envolvendo riscos sobre provedores
Fase 8 - Canais e tratamento de denuncias
Fase 9 - Analises internas
Fase 10 - Auditorias internas
Fase 11 - Revisões e melhorias
Compliance
Dentro deste conceito empresarial cabe:
- Conformidade de condutas, de políticas e de ética
- Conformidade de processos de gestão e de operação
- Conformidade de produtos e serviços
- Conformidade ambiental
- Conformidade na segurança e saúde das pessoas
- Conformidade social
- Conformidade de resultados
- Conformidade na comunicação interna e externa
- Conformidade legal
Não é tão simples, porém:
- Tudo se integra
- Todos os de bem, a desejam
- Desafio profissional para pessoas sérias
- Factível e de muito valor agregado à nossa sociedade
Conheça as vivências ( treinamentos práticos) que podemos levar ao seu ambiente profissional para fazer todos pensarem e agirem de fato dentro de cada tema.
Isso é ação de valor !
Contratar consultoria empresarial em 2018: Competência de um lado e confiança de outro !
O fato é: As empresas estão cheias de dificuldades e muitos empresários não conseguem sozinhos achar a saída.
Hora de pedir, ou melhor contratar ajuda.
Pense naqueles momentos da vida que você não se sente muito bem de saúde, mas acaba decidindo empurrar a visita ao médico e até mesmo acaba adiando aquela reflexão importante sobre o que esta causando esse mal estar, mais para frente. Agora não posso pensar nisso !!!
Sua saúde e sua empresa tem o mesmo comportamento sob este ponto de visita.
O momento é difícil porem melhor se comparado a 2017, mas nem todas as empresas estão bem posicionadas e por isso ficam doentes.
Você não se sente bem? Busque identificar as causas, o que de fato esta acontecendo. Se não conseguir reagir para eliminar as causas, procure um médico, antes que piore.
Sua empresa não esta bem? Busque identificar as causas, o que de fato esta acontecendo. Se não conseguir reagir para eliminar as causas procure um consultor competente, antes que piore.
Não vá direto ao médico antes de fazer sua reflexão.
Não contrate o primeiro “consultor” que aparecer. Busque competência, referencia.
Nós e nossas empresas somos mutuamente influenciados.
A confiança em ambos os profissionais advém dos resultados positivos conseguidos !
Desempenho de construções habitacionais – como aplicar na sua construtora?
NBR 15575 e PBQPH SiAC 2017
Definir desempenho de seu empreendimento
- Envolver os projetistas de seu projeto
- Comprar materiais corretamente
- Construir se guiando – se por um plano de controle tecnológico coerente com 1
- Preparar manual do proprietário direcionado ao desempenho
Solicitar nossa orientação
Nós, gente nas empresas !
A vida estratégica e cotidiana das empresas precisa de muitas cabeças e braços para fazer que tudo aconteça e se transforme em algo bom para a sociedade. Na realidade elas sobrevivem a partir das pessoas que diariamente as influenciam e que essencialmente promovem individualmente ou em grupo as chamadas “ação de valor”.
Visualizamos essas ações no singular pois antes de mais nada precisamos ter a atitude individual de coloca-las para andar, ou seja definitivamente colocar as mãos na massa, seja qual for a sua massa ....
Essa atitude, depois de entendida pelas demais pessoas próximas, promove o efeito incomodo, que pode ser positivo, levando-as a agir também ou ao efeito negativo, onde elas fomentam descaso e até contrariedade.
O fato é : ação de valor move as pessoas e com elas as empresas também se movimentam!
Em minhas palestras pelo interior de São Paulo tenho constatado de forma clara a complexidade de temas que circundam as pessoas no ambiente empresarial, passando por falta de comprometimento, dificuldades enormes com comunicação, falta de capacitação e de valor, reconhecimento em sí.
Naturalmente as empresas estão cheias de outros temas de grande relevância para serem tratados, tais como falta de competência na gestão, elevados custos internos e a eterna choradeira devido aos impostos altos atrelados a pouquíssimos retornos à sociedade.
O que fazer ?
Chorar? Gritar ? Protestar?
Tudo ajuda, mas não é suficiente. Precisamos cuidar mais de nossa gente do lado de dentro das empresas para que a complexidade de relações pessoais dentro e fora permitam melhor comunicação e promovam a tão esperada “ação de valor” do grupo, resultando em benefícios para a nossa sociedade empresarial e da “gente “ tão carente de melhoras e resultados positivos.
Nos acompanhe, continuaremos neste tema, propondo soluções e mais “ação de valor”.
A propósito: Já fez a sua hoje ?
Gestão funcional, moderna e ... até reconhecida!
Felizmente ano novo navegando novamente !
Com ele chega a hora de colocar toda a nossa inteligência na gestão dos nossos negócios e processos de trabalho.
Para recomeçar pense de forma estratégica ou seja como o seu trabalho esta no contexto do mercado e partir dai como direcionar os esforços para este ano, sem esquecer que um bom sistema de trabalho, não só clientes devem ficar satisfeitos, mas também deve gerar lucro lícito.
Não sai fazendo por si só !
Agora pense em ações de alto nível que são coerentes com as analises anteriores e faça uma boa ponderação de riscos sobre cada uma delas, ou seja, quais os impactos que podem causar se forem ou não implantadas em seus processos ou na sua empresa .
Hora de definir objetivos: Defina grandezas e datas para estes compromissos. Repense sobre eles e depois de considera´- los adequados, divulgue para seu pessoal ou empresa.
Veja agora o que precisa ser feito para ajustar, simplificar, otimizar e até informatizar seus processos. Liste ações coerentes para ajustá-los e com os objetivos que você assumiu.
Hora da ação de valor ! Coloque em marcha seus planos e busque de forma focada seus objetivos.
Acompanhe as ações em todas as áreas ou delegue para alguém competente e de sua confiança para fazê-lo. Isso é primordial.
Não perca atenção do contexto interno e externo de seus negócios. Revise seus planos e ações sempre em função dos resultados parciais.
Resultados irão aparecer. Busque eliminar causas de erros, principalmente os repetitivos. Eliminar causas de problemas é incorporar melhoria pura !
Auditorias internas competentes te ajudam a aferir seus esforços com base nos resultados. Se essas auditorias não forem competentes, não gaste energia com isso.
Faça uma boa auto analise de tudo periodicamente, ou seja, seus objetivos, seus processos, seus resultados, seus clientes, seus produtos e serviços, seus controles (principalmente) e esteja certo que tudo esta operando de forma eficaz, ou seja, produzem os resultados que você previu, com alguma margem de erro tolerável.
As certificações de negócios NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e outras, permitem você demonstrar ao mercado nacional e internacional, que todos os temas anteriores estão ativos e agregam valor ao seu negócio e a sociedade.
Isso poder ser excelente reconhecimento e credenciamento de boa referência aos seus clientes.
Com isso maior chance de $$$$ !
Existe movimento significativo no mercado para fazer as migrações para as ultimas versões dessas normas de certificações, no entanto vários pessoas tão não bem preparadas estão ávidas para dar seus palpites tendenciosos dentro de sua empresa e seus processos com a promessa de ajudá-lo a se orientar por ideias poderosas de gestão empresarial. Cuidado nas escolhas.
Temos competência e referencia no mercado para orientar essa travessia.
AÇÃO DE VALOR : Inteligência de Mercado. O SEU !
A essência do termo inteligência no ambiente corporativo está associada também a utilização ordenada de fatos que possam ser interpretados de maneira coerente com o cenário onde os mesmos estão inseridos. Essa visão, remetida ao ambiente corporativo, nos permite ver a necessidade do aumento de demanda sobre a prática de busca, organização, análise e conclusão sobre quaisquer conjuntos de dados associados aos nossos negócios.
Importante frisar que a abordagem de negócios não se restringe somente aos fatos de alto nível numa organização, mas também, incluem dados de desempenho de processos, dados que mostram o resultado operacional de um processo de vendas, compras, produção, treinamentos, dentre outros.
Dessa forma, a conexão entre o conceito de inteligência e os fatos disponíveis dentro do mercado de cada organização, foram um ambiente propício e extremamente necessário de ser dominado por parte de bons gestores.
O desafio que temos como gestores de nossas organizações é conseguir captar os fatos, na maioria das vezes disponíveis com base em dados quantitativos ou qualitativos e transforma-los em informações organizadas que possam ser analisadas e vistas sobre ângulos diferentes, para que as conclusões possam orientar de maneira assertiva, as decisões que temos que tomar todos os dias, dentro de nossas empresas.
Esse mecanismo é a inteligência de mercado.
Nós temos um trabalho que pode ajuda-lo muito nesta combinação de situações, ou seja, uma forma de ajuda-lo a organizar os fatos, os dados disponíveis no seu mercado, onde você atua e contribuir para que se possa enxerga-los de tal maneira que as ações e decisões para tirar as empresas de eventuais dificuldades ou coloca-las numa proa certeira, visando melhora, possa ser mais garantido.
O que temos constatado ao longo desses anos de trabalho, é quase que um desprezo ou desconexão, por essa riqueza de informações disponíveis nos mercados em relação às ações e decisões tomadas.
Nesse sentido que nós podemos somar valor ao seu negócio. Ajudar a sua empresa a enxergar esse contexto e com isso dar mais embasamento às decisões e ações que temos que tomar ao longo deste ano e daqui para frente.
Temos aí mais um grande desafio empresarial que podemos ajuda-lo a vencer!
Ação de valor é descobrir com inteligência e competência onde e como atuar no seu mercado!
A propósito
Você já fez a sua hoje ?
Inteligência e competência para atuar no mercado!
A inteligência incorporada em todos nós, empreendedores, diretores, gerentes e pessoas de bem sempre deve estar presente na tomada de decisões.
Parece obvio, mas nem sempre acontece.
Os desafios que temos atualmente, nos obriga positivamente a usar cada vez mais nossa perspicácia, pró atividade, energia e vontade regadas a uma bela dose de inteligência, pois caso contrário o grande esforço aplicado não resultará em nada para ninguém e muito menos para os nossos negócios.
Busco valorizar neste artigo, a necessidade de uso de práticas quantitativas, simples, dentro da necessidade, para conhecimento e aferição do tamanho do nosso mercado de atuação nos níveis nacional, estadual ou municipal, ou até de benchmarks, dependendo do porte de sua organização.
Esta enorme gama de variações regionais passa por enormes diferenças culturais, de necessidade e de entendimento mútuo, não somente para seus clientes, mas também para a comunidade, fornecedores, concorrentes e poder público.
Conhecer antecipadamente, de forma métrica por onde temos que passar com nossas empresas e também como anda o desempenho de nossos processos internos, é vital para o aumento de sucesso.
O bom desempenho de seus processos comerciais, de marketing, de projetos, de compras, de produção, de estoque, de logística e entrega, de gestão de pessoas, financeiro, contábil, permite alinhar as pessoas, aos objetivos estratégicos da empresa e também aos operacionais, facilitando o conhecimento e eliminação de falhas que sempre ocorrem.
Desta forma, reduzimos a probabilidade o de erro dos processos, diminuindo assim os riscos sobre o nosso negócio.
Esta inteligência interna e externa precisa fazer parte da rotina de todos nós que pilotamos negócios e processos.
Sou o Alberto Mehes, diretor da AdValue e acredito em ferramentas de gestão usadas com inteligência e competência.
Iniciativa e ação positiva: Seu jardim nos tempos de Corona !
Neste feriado de 21 de Abril de 2020 mais uma vez constatei regra básica para mover pessoas de forma positiva.
Precisava cortar mato no jardim de casa e consegui uma pessoa para me ajudar a remover o mato cortado.
Mesmo sem ter habilidade com enxada, fiz a minha parte no entanto, meu ajudante mais falava do que ajudava.
Ao invés de pedir mais foco para ele, resolvi mostrar iniciativa e exemplo em fazer a parte dele também algumas vezes.
Batata !
Cada vez que ele percebia minha ação, retornava em seu trabalho imediatamente com vigor!
As ações sobre a necessidade de cortar o mato nos tempos de Corona, também se aplicam às nossas empresas e nossas vidas.
Corte o mato do seu jardim e do jardim de sua empresa com otimismo, inciativa e ação positiva.
Você vai movimentar, de forma positiva, muita gente com você.
Precisamos de muitas coisas positivas nesse momento. Compartilhe o positivismo aplicado sobre o seu jardim !
NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015 – Hora de adequar sua empresa certificada !
Tenho constatado pequenos esforços de algumas empresas em ajustar sua gestão aos requisitos atualizados dessas normas internacionais. Ambas são excelentes diretrizes para se fazer melhor:
-Melhor gestão
- Melhores processos
- Melhores pessoas
- Melhor nível de respeito ao meio ambiente
- Melhores resultados
- Maiores lucros
Tudo ótimo desde que você faça essas ferramentas mundiais funcionarem bem em sua empresa.
Nada vai mudar na sua empresa se você não liderar, treinar , corrigir , focar e desfrutar do profissionalismo sem sua gestão, seja você CEO, diretor, gerente supervisor, chefe, encarregado, operador, ou simplesmente alguém que esta bastante interessado em melhorar seu desempenho profissional.
Isso é ferramenta. Só funciona bem se você usá-la corretamente. Imagine uma empresa que resolva investir num super computador, uma ferramenta potente e ágil. Todo sabemos que não adianta ele estar somente disponível .pois precisará ser incorporado corretamente a sua empresa e ao seu processo de trabalho para depois, se usado corretamente, promover melhores resultados.
Não tem mágica !
Busque apoio para fazer isso de quem tem competência comprovada, pois o que mais tenho constatado é frustração de pessoas nas empresas que estão se adequando, quando de forma errônea, são orientados ou solicitados a gerar registros, fazer controles e tentar fazer matrizes SWOT ( identificação de pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades) com pouquíssima inteligência, visão restrita e feita muitas vezes por esses consultores “picaretas” que ajudaram a mostrar os caminhos errados para as empresas, dentre outras coisas.
Exija competência, inteligência de sua consultoria, pois o pior que pode ocorrer nesse cenário é falta de visão empresarial por parte de alguns desses profissionais, somando-se ai a incrível visão míope de negócios de alguns auditores e de algumas certificadoras.
Cuidado para não investir sue tempo, seu dinheiro numa excelente ferramenta que somente vai dar resultado se você for orientado a usa-lá corretamente.
Nossas ações agora, com esse tal de Corona ....
O ambiente empresarial no mundo se transformou muito rápido, mais rápido do que estávamos acostumados a ver.
A base de nossa pirâmide foi ameaçada.
No entanto, primeiras informações sobre retomada de atividades começam a aparecer e naturalmente temos que aproveitar as lições aprendidas com esse tal de Corona ....
Reveja seus processos de marketing, vendas , aquisições, planejamento de produção, logística, treinamentos, comunicação com seus clientes e tudo mais que ocorreu com seus negócios em virtude desse cenário.
Precisamos de positivismo com pés no chão. Abra mais ainda a sua visão empresarial e promova as mudanças em seus processos aproveitando tudo o que deu certo e tudo que não foi tão bem nesse período.
Nossa atuação via remota tem se mostrado bastante eficaz em fazer auditorias, gap analisys e treinamentos com vivências, incluindo reciclagens .
Faça o mesmo, reveja seu negócio e pise fundo no acelerador de sua criatividade e positivismo de pé no chão.
Conte conosco !
O que fazer primeiro? Priorizar ou avaliar o risco ?
Na qualidade de pilotos de nossos negócios , somos diariamente desafiados a decidir o que fazer e o que não fazer.
Considerando nossa competência em pilotar, boa dose de bom senso, aproveitamento positivo de oportunidade e talvez um pouco de sorte, acertamos algumas vezes.
O aperto no coração e porque não dizer no bolso, nos faz lamentar e dormir mal algumas noites em detrimento da melhor solução que precisará ser tomada no dia seguinte.
Priorizar não é totalmente suficiente em muitos casos. Não esgota por si só a melhor solução !
Temos que incluir em nossas analises as considerações sobre os riscos decorrentes de nossas decisões . Considere em suas próximas decisões:
- Riscos de falhar totalmente
- Riscos de não atender uma solicitação de cliente
- Riscos de não atender a legislação
- Riscos associados a sua marca, seu nome , sua reputação
- Riscos financeiros
- Riscos de se sentir infeliz com sua decisão
Pondere de forma simples a chance de cada risco acontecer (chance) numa escala qualquer 1 para baixo, 2 para médio e 3 para alto.
Da mesma forma pondere para cada risco, numa escala similar, os impactos (impacto) que ele pode causar sobre você, sua empresa, sua decisão.
Multiplique chance por impacto em cada ponderação.
RISCO = CHANCE X IMPACTO
Os maiores resultados vão mostrar uma boa decisão que certamente vai fazer bem para todos os temas e principalmente para seu coração ! Depois disso, hora de agir.
Isso é ação de valor !
Você já fez a sua hoje ?
O que podemos (e devemos) fazer do lado de dentro das empresas enquanto o Brasil se recupera?
Em meu trabalho como consultor, auditor e empresário, tenho visto somente lamentações pela situação atual que passamos no Brasil, associando aos problemas dos políticos, dos corruptos, da morosidade da justiça , das injustiças e tantas outras coisas assim.
De fato todas são reais e merecem seu destaque, mas nosso momento atual não demanda somente de esperar que o mundo de fora de nossas empresas se modifique rapidamente como uma mágica. Aliás mágica no mundo empresarial lícito não existe !
Temos que mobilizar nossas empresas, nossos empresários, nossos CEOs, nossos diretores, nossos gerentes, nossos supervisores, ......, nossa gente competente,.... para fazer as lições de casa que temos pendentes dentro das organizações . (Todas !)
Isso é necessário ser feito agora enquanto o Brasil se recupera gradativamente de seu calvário !
Certamente você está pensando, lá vem mais um para pedir recursos para fazer melhorias agora. A resposta certamente seria: Devido a situação econômica externa atual, vamos ter que adiar essa ideia !
Por isso a pegada é pedir mobilização das empresas para fazer suas respectivas lições de casa ( todas tem coisas para fazer do lado de dentro do muro), com base nos recursos de competências e inteligências já instaladas nas organizações.
De forma organizada, temos que rever nossas estratégias olhando também para dentro do negócio, para nossos objetivos internos, para nossos processos comerciais, de compras, de produção de qualidade, de meio ambiente, de tudo ......
Recurso para isso já temos, são as pessoas que trabalham em nossas organizações e suas respectivas bagagens, mesmo que leves. Cabe enfatizar no entanto que muitas delas também não tem a pró atividade necessária ou autorizada para iniciar esse levante de competência para correções e melhoras que necessitamos.
Essa liderança cabe a você CEO, diretor, gerente, supervisor......
Por exemplo, existe justificativa razoável em cometer os mesmos erros do passado devidos as mesmas causas ? Tem sentido ter estratégias externas de atuação comercial onde nem todos de vendas conhecem e possuem monitoramento real para confirmar eficácia de resultados? Tem sentido não cumprir objetivos ( factíveis e inteligentes) e não avaliar as causas do insucesso , dentre muitas outras oportunidades que estão gritando dentro dos nossos almoxarifados, de nossas salas , de nossos corredores, de nossas gerencias e nossas diretorias.
Nada disso depende de que esta do lado de fora do muro da empresa.
Da para fazer muita coisa boa pelas empresas, pelas pessoas, pelas cidades , pelo país, somente consertando e arrumando um pouco melhor nossas casas, ou melhor nossas empresas.
Precisa de determinação, foco e sem dívida competência e inteligência !
Sou Alberto Mehes da AdValue !
PERIGO: Rotina inibe inteligência !
As loucas forças advindas da pressão sobre a necessidade de entregar trabalhos cada vez mais rápidos , com menos recursos e em maior quantidade, nos leva de forma natural a colocar rotinas nas nossas atividades do dia a dia.
Comportamento natural de nossa existência, associada a minimizar esforços para resolver adversidades.
Bonito se não fosse trágico para muitos de nós !
Quanto mais rotinas automáticas seus processos de trabalhos possuírem, menos momentos de inspiração você irá precisar para criar inovações e principalmente simplificações em sua próprias rotinas. Parece paradoxal.
Aí está o perigo ! Isso inibe sua inteligência em buscar otimizações em tudo !
Cuidado!
Coloque em sua rotina o botão azul da “Ação de Valor” para que você e seu pessoal se obriguem, no bom sentido, de sempre clicá-lo e comprometer-se periodicamente com revisões sempre para:
- Melhor,
- Mais simples,
- Mais ameno ao meio ambiente,
- Mais seguro
- Que promovam mais paz !
Em nosso site você encontra a plataforma “click solução”, que permite conversarmos para que possamos auxilia-los com temas de gestão empresarial e investimento diferente da rotina do mercado. Espero seu contato!
Isso é “Ação de Valor”
A propósito ?
Você já fez a sua hoje?
Piano precisa andar: Inteligência e competência !
Nosso país começa a se movimentar lentamente para o lado onde mais oportunidades de trabalho estão a espera delas. Claro que isso é positivo, mas não suficiente para que os resultados melhorem.
Essa, mais do que nunca, é a a hora de reunir seu pessoal para mostrar os objetivos que você definiu nesta fase de retomada. Passo 1.
Para que isso de fato aconteça, precisa de uma revisão para simplificar seus processos de trabalho, as atividades operacionais em si. Da mesma forma, todos os controles que sua empresa possui , precisam ser revistos, simplificados !
Outra providencia é cuidar da comunicação com seu pessoal tanto para novos objetivos, desafios, recursos e claro, motivação para colocar tudo no módulo: AÇÃO DE VALOR.
Caso sua empresa seja certificada NBR ISO 9001 e ou NBR ISO 14001, é hora de se movimentar com muita competência para se ajustar aso novos requisitos, sem deixar de considerar os pontos acima.
Seu pessoal de vendas precisa se movimentar com muita inteligência para aumentar a eficácia de suas ações e prospecções conseguindo aumentar a taxa de conversões de propostas em pedidos / contratos.
Hora de ação, seja qual for sua posição, seja qual for seu negócio.
Sua empresa esta no Brasil? Você precisa de algum apoio para achar o melhor caminho? Busque o CLICK SOLUÇÃO no meu ou me telefone.
Posso te ajudar a colocar em marcha tudo isso, com muita seriedade, inteligência, competência e com baixíssimo investimento financeiro.
Riscos e oportunidades: dia a dia de todos nós !
Cuidar de seu tomando decisões com base nos riscos de insucessos e também nas oportunidades de inovações é um talento !
Olhe para suas necessidades na empresa e fora dela e use esse raciocínio para priorizar onde colocar mais energia. Depois disso decidir onde atuar fica fácil!
Onde atuar primeiro:
Avalie numa escala simples de 1 a 5 por exemplo, a probabilidade de sua demanda falhar . Exemplo 3
Agora faça a mesma coisa com o impacto dessa falha. Exemplo 4
O risco associado a sua demanda falhar pode ser visto 3 x 4 = 12
Aplicando este raciocínio para todas as demandas de trabalhos importantes que você precisa cuidar, você tem uma visão adicional sobre os riscos de cada uma delas prejudicar sua rotina.
Por onde começar agir então ?
Pelas demandas de maior risco. Direcione energias para estes pontos como se fosse uma escala de prioridades inteligente.
Te ajuda, te tranquiliza, te da mais segurança e no final te da satisfação em tratar os temas do dia a dia com maturidade e experiência.
Isso é ação de valor !
Te convido a conhecer mais em nosso site ou me ligar
Treinar? Sim. Mas sempre com propósito definido !
Todos temos conhecimento sobre a necessidade de aumento de competência para todos nós e para todos os profissionais dentro e fora das empresas.
Todos sabemos também, que o conceito de treinamento, desde que corretamente aplicado, pode se tornar um fator altamente motivador para os participantes.
Por outro lado, existe também o risco significativo de que o investimento, não somente financeiro, mas intelectual principalmente, não consiga prover as condições necessárias para que os propósitos do treinamento sejam atendidos. Dessa forma, podemos lembrar de maneira bastante simples, que grande parte do sucesso de qualquer treinamento depende das definições prévias de seus propósitos sem esquecer que isso se aplica também às palestras que são comuns em ambientes corporativos.
Dentro deste contexto temos que valorizar não somente as ações de implementação dos treinamentos, através de bons instrutores, materiais didáticos apropriados, conteúdos dosados ao público alvo, mas também, a conexão permanente e direcionada aos seus propósitos previamente definidos.
Caminhando ainda um pouco mais, podemos abordar o conceito de eficácia de treinamento, onde precisamos reassumir o compromisso de comprovar a aplicação dos conceitos e técnicas absorvidas em durante esses eventos, na vida cotidiana dos participantes dentro das empresas.
A eficácia de ações visando obter ou melhorar competência de pessoal, está diretamente ligada à comprovação de que os participantes conseguiram de fato aplicar o que foi absorvido gerando os resultados esperados, ou seja indo muito além de sua participação.
Tenho observado, em algumas organizações, uma significativa movimentação em planejar treinamentos e até palestras, que são na maioria das vezes bem implementadas, porém sem um compromisso explícito de comprovação de eficácia posterior.
Temos aqui outro grande desafio a todos nós gestores organizacionais, pois precisamos contribuir imensamente para o aumento real de competência profissional em nosso país.
TREINAR PESSOAL x PESSOAL VIVENCIAR
Treinar pessoal nas empresas é necessário, porém os objetivos, os temas, os participantes, as técnicas e principalmente a confirmação de eficácia, se não estiverem perfeitamente alinhados, podem transformar tudo num considerável fiasco, mesmo que politicamente correto.
A organização de vivências reais ou associativas, sobre as situações que se deseja estudar, permitem enorme fixação de ideias, conceitos, posturas e valores positivos por parte dos participantes, que trarão sem dúvida, resultados mais rápidos, simples e bem humorados.
Tudo o que as nossas empresas precisam!
Conheça nossas estratégias para levar vivências do interesse de sua empresa, ao seu pessoal !
Isso é ação de valor !
Vendas e a ISO 9001:2015!
As certificações ISO 9001, 14001 e outras começam a voltar aos cenários das organizações como ferramenta boa para ajudar a colocar ordem na gestão das empresas.
Vale lembrar: ferramenta boa desde que usada corretamente !
As áreas de vendas são as que menos se beneficiam desta mecanismo na maioria dos casos, pois o mercado em geral as reconhece como temas “da produção” ou “daquele pessoal chato da qualidade “....
Pura desinformação ! Existem vários argumentos positivos e profissionais que “os comerciais” das empresas desconhecem e por isso não podem usar com a propriedade devida, para ajudar no tão desejado anseio de todas as empresas, ou seja, ouvir dos seus clientes “contrato fechado”.
Todos os dados favoráveis e disponíveis, tais como realimentações de fornecimentos anteriores, de sua empresa ou de concorrentes, além da abordagem de expectativas e não somente de necessidades dos potenciais clientes, além de conexões com cenários econômicos para definições do direcionamento estratégico e conhecimento e uso de raciocínio de riscos, ajudam enormemente na decisão do cliente em escolher sua proposta, sua empresa, na hora da compra.
Para isso, o grupo comercial precisa conhecer esse potencial de sua própria empresa e praticar as argumentações com base nelas.
Com isso, os resultados melhores já estarão vindo !
Isso é mais uma ação de valor!
A propósito: Você já fez a sua hoje ?
Vender inclui.....
As ações diretas envolvendo ações visando vendas de produtos e serviços é geralmente bastante valorizada pela maioria das empresas. Todo o orçamento associado a estas ações são mais preservados, mesmo em momentos mais delicados como os vividos atualmente.
Naturalmente a atividade de vendas é de extrema importância para as organizações e sempre tem seu pessoal bem avaliado, desde que cumpram suas funções, ou seja , que vendam, “que tirem pedidos ...”. O contrário também é verdadeiro....
O grupo comercial, com suas posturas de perseverança, habilidade de comunicação, vontade de ver suas comissões engordarem cada vez mais, se esforçam para buscar oportunidades de vendas em todas as direções, tamanhos de negócios e regiões possíveis, também devem buscar emocionar seus clientes ou potenciais clientes para que essas emoções sejam traduzidas nos tão esperados, “ negócio fechado”. Como tudo, muita competência e técnica para fazê-lo é necessária.
Sob o olhar mais estratégico de negócio de uma empresa, a venda tem a ver com a identificação das necessidades dos clientes que podemos suprir com nosso produto ou serviço, ou até, com toda a competência já citada, fazê-lo perceber que podemos entregar algo para suprir uma demanda, nem sempre nítida para os clientes, ou seja, nossa capacidade em fazê-lo perceber que podemos atender a uma expectativa ou algo novo.
A partir deste ponto, fazê-lo visualizar os ganhos com a aquisição de nossos produtos ou serviços e finalmente lembrar as “dores” do cliente que iremos eliminar após a entrega, fecham o ciclo “mágico”.
Dessa forma, identificar necessidades e até expectativas dos clientes potenciais, conseguir ilustrar os ganhos e as reduções de dores que eles terão com a escolha de nossos produtos e serviços, ajuda enormemente na decisão de compra e depois do pedido fechado, todos viverão felizes para sempre ..... Será?
Todo o investimento financeiro e intelectual em vendas, na verdade será completamente validado, com a outra fase dessa estória, mais longa e muitas vezes mais complexa que a anterior e por isso não menos importante. A produção e entrega do que foi vendido..., mas esse é outro capítulo.
O perfeito “encaixe” de necessidades, expectativas, ganhos advindos e dores a serem supridas para os clientes, com todos os processos de produção
e entrega de qualquer negócio, são na verdade o desdobramento correto, científico, inteligente e competente do mapeamento estratégico da empresa que se propõe a sobreviver de forma lícita e profissional.
Investir no aumento dessa competência só aumenta a eficácia nos negócios, reduz os riscos, promove aumento e lucros e também da um sentimento profissional imenso e positivo de ver a boa técnica gerar os resultados para cidadãos, empresas, municípios, estados e para o Brasil.
Estratégia está presente em tudo, mesmo que você não consiga vê-la. Pense nisso !
Sou Alberto Mehes da AdValue – Inteligência e competência somadas ao seu negócio!
Viver buscando mais sintonia com os bichos
Naturalmente muita gente já comprovou a felicidade que nós vivemos no dia a dia quando ele se passa próximo a natureza e aos bichinhos que estão ao nosso redor.
Independente do que você creia sobre o mundo, observe com inteligência a pureza, a paz e a forma de responder dos nossos bichinhos.
Muita gente no mundo já vive essa parte super feliz que a natureza nos proporciona.
Compartilhe essa paz ao lado de seus amigos mais puros e se esforce para usa-la nas demais relações sociais que vocês possui.
Ação de valor imediata: PARE DE COMER OS BICHINHOS !
Você vai fazer de fato mais coisas boas, além daquelas que vocês já faz em cuidar de seus amigos mais fiéis na face da terra.
Decidir é fácil. Difícil é visualizar os caminhos possíveis
Esse é o dia a de todos nós. Decidir fazer ou não fazer algo. Não adianta gastar sua energia para tentar decidir sem ter os dados, as opções, as possibilidades, os caminhos alternativos.
Essa é a parte que gasta mais energia. Invista sua perspicácia em visualizar alternativas, por mais loucas que possam parecer inicialmente. Olhe , pergunte, faça contas, sonhe e divida esse sonhe com pessoas com quem você ama.
Tudo isso somado vai te dar mais limpidez e clareza para ponderar e finalmente permitir tomar a melhor decisão para você.
Invista energia em levantar opções de caminhos. Decidir é fácil !
Treinar, mas para que?
Todos temos conhecimento sobre a necessidade de aumento de competência para todos nós e para todos os profissionais dentro e fora das empresas.
Todos sabemos também, que o conceito de treinamento, desde que corretamente aplicado, pode se tornar um fator altamente motivador para os participantes.
Por outro lado, existe também o risco significativo de que o investimento, não somente financeiro, mas intelectual principalmente, não consiga prover as condições necessárias para que os propósitos do treinamento sejam atendidos. Dessa forma, podemos lembrar de maneira bastante simples, que grande parte do sucesso de qualquer treinamento depende das definições prévias de seus propósitos sem esquecer que isso se aplica também às palestras que são comuns em ambientes corporativos.
Dentro deste contexto temos que valorizar não somente as ações de implementação dos treinamentos, através de bons instrutores, materiais didáticos apropriados, conteúdos dosados ao público alvo, mas também, a conexão permanente e direcionada aos seus propósitos previamente definidos.
Caminhando ainda um pouco mais, podemos abordar o conceito de eficácia de treinamento, onde precisamos reassumir o compromisso de comprovar a aplicação dos conceitos e técnicas absorvidas em durante esses eventos, na vida cotidiana dos participantes dentro das empresas.
A eficácia de ações visando obter ou melhorar competência de pessoal, está diretamente ligada à comprovação de que os participantes conseguiram de fato aplicar o que foi absorvido gerando os resultados esperados, ou seja indo muito além de sua participação.
Tenho observado, em algumas organizações, uma significativa movimentação em planejar treinamentos e até palestras, que são na maioria das vezes bem implementadas, porém sem um compromisso explícito de comprovação de eficácia posterior.
Temos aqui outro grande desafio a todos nós gestores organizacionais, pois precisamos contribuir imensamente para o aumento real de competência profissional em nosso país.